O Paisagismo sustentável procura um equilíbrio entre a arquitetura, a natureza e os usuários. Ele se adapta a realidade do local com estética, conforto e funcionalidade. Otimizando os recursos naturais de maneira consciente e gerando atividades para os usuários.
Quando projetamos um paisagismo sustentável, estamos maximizando os benefícios do meio ambiente ao mesmo tempo que baixam os custos de manutenção, e que aumenta a valorização do imóvel/empreendimento.
Para muitas pessoas, o fato de projetar com verde os espaços, sejam públicos ou privados, já tem a ver com a sustentabilidade. Realmente o assunto é muito mais complexo do que isso.
Nem todas as plantas ou recursos de desenho de paisagismo são sustentáveis. Muito pelo contrario, um paisagismo planejado sem conhecimento na sustentabilidade, pode gerar mais danos ao nosso ecossistema. Como excesso de recursos hídricos, maiores emissões de carbono entre outros.
Um recurso interessante e importante é manter as espécies nativas existentes, sempre que for possível. Espécies invasoras, é melhor retirar, já que podem prejudicar as plantas nativas existentes ou futuras.
Na hora de projetar, podemos pensar em elementos que tenham outras funções ecológicas, como telhados verdes, pisos drenantes, utilização de madeiras certificadas e produtos ecológicos.
No paisagismo sustentável temos alguns fatores a levar em consideração:
O fator social e cultural, pois são os usuários quem vão frequentar o espaço. O paisagismo cria ambientes integrados a natureza e a arquitetura para a comunidade. Podem ser ambientes de uso público ou privado. Inclusive empresas, aonde os usuários são os funcionários que se beneficiam com um bom paisagismo planejado.
Culturalmente, a preservação do patrimônio e a identidade local é muito importante. O paisagismo procura incorporar essa identidade de forma harmoniosa com os espaços verdes.
O fator econômico ligado ao fator ambiental. Projetar com critério e eficiência, escolhendo plantas nativas a fim de reduzir os custos de manutenção de irrigação. Pensar no ciclo de vida delas e dos outros materiais do projeto. Pensar no clima da região, as incidências do sol, da chuva, do vento, o tipo de solo, etc.
Para saber mais sobre nós e sobre os nossos trabalhos podem visitar o nosso site web: www.studioarcadia.com.br
Ou visitar o nosso instagram: @studioarcadia.arq
*Os direitos autorais das imagens pertencem aos seus respectivos donos.