Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico: muitos são os nomes para esse tipo de sistema construtivo cada vez mais popular no mundo do paisagismo e da sustentabilidade.
O que é?
É uma ótima solução para humanizar os telhados. Com uma impermeabilização da laje e um sistema de irrigação automatizada podemos colocar uma camada vegetal naquele espaço. Desde um simples gramado até composições com arbustos e árvores.
São grandes as vantagens de esse tipo de sistema:
- O ambiente fica mais natural, mais agradável, tendo influência direta no bem-estar das pessoas. Tanto numa residência como em ambientes corporativos.
- Aumenta o isolamento acústico da edificação, tanto fora como dentro. Também atua como isolamento térmico, diminuindo em até 5,3°C a temperatura do ambiente imediatamente abaixo. O que permite melhor climatização dos ambientes internos e consequentemente uma redução de custos com sistemas de aquecimento e refrigeração. É um sistema altamente sustentável.
Quais são os cuidados que o telhado verde precisa?
- Uma boa impermeabilização da laje
- Checar os cálculos estruturais para conferir que a laje possa suportar o peso da terra e vegetação a ser colocada.
- De preferencia instalar um sistema de irrigação automatizada. E fazer manutenção periódica do jardim instalado. Como qualquer outro jardim.
Conclusão
Quando falo de telhado verde, vejo como as pessoas ficam com um pouco de medo, achando que o sistema é muito caro ou que pode dar muitos problemas de manutenção. Isso é bem distante da realidade. Contratando aos profissionais certos, o sistema é muito seguro e muito reacomodável. A tecnologia tem avançado muito, garantindo o sucesso do sistema. Mundialmente esta sendo cada vez mais utilizado e demostrando ser um ótimo recurso tanto estético como sustentável.
Eu recomento muito, mais muito mesmo!