Green Building é um conceito relacionado a sustentabilidade na construção civil. Green Building procura construir minimizando o impacto ao meio ambiente, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida dos ocupantes. Para isso, diversas estratégias de desenho e execução são utilizadas no processo. Sempre prensando no ciclo de vida da edificação, desde a sua concepção até a sua utilização ao longo do tempo.
Segundo a Green Building Council Brasil (GBC), a preocupação do Brasil pelo Green Building ocupa o quinto lugar do ranking mundial. Diversos projetos foram e estão sendo certificados com alguns dos selos mais renomados no mundo. Um deles é a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O LEED vem reduzindo em média 40% da água, 35% das emissões de CO², 30% da energia e 65% dos resíduos em novas construções e grandes reformas.
Outras certificações também com referencia no mercado mundial são a certificação Aqua HQE, Living Building Challenge e BREEAM.
Algumas das características comuns dos projetos certificados são por exemplo: o uso de fontes de energia renováveis projetadas para reduzir o impacto ambiental, o uso eficiente dos recursos hídricos, uso de iluminação e ventilação natural, uso de materiais ecologicamente corretos e com baixo impacto no ciclo de vida, uso de paisagismo sustentável com redução de manutenção, irrigação e uso de fertilizantes.
As edificações precisam comprovar a composição, matérias primas e métodos de extração dos elementos especificados no projeto. Não basta apenas dizer que é sustentável. As praticas precisam ter coerência com aquilo que se comprometem.
Os projetos certificados também pensam nas pessoas, protegendo a saúde dos ocupantes e trabalhadores.
Em resumo, os Green Buildings utilizam menos energia, economizam a longo prazo, fornecem mais saúde e conforto aos ocupantes e ajudam a preservar o nosso planeta.
*Os direitos autorais das imagens pertencem aos seus respectivos donos.